Cart

Não é de hoje que estudo iconografia religiosa nas moedas pelo mundo, já disse em várias oportunidades que este é o meu tema predileto na numismática. Contudo, geralmente quando o estudo sempre embarco em um caminho para o mundo antigo, aqui no site mesmo temos alguns exemplos disso, como os textos sobre o Leão de São Marcos, Santa Helena e a história do Último Doge de Veneza.

Hoje andaremos por um caminho mas atual, propriamente no ano de 2017, quando na Ucrânia tivemos o lançamento de algumas moedas com o tema religioso. Não só com uma base católica, que até agora foi o tema de todos os estudos desse site, temos também uma moeda cunhada para homenagear os 500 anos da reforma protestante.

Vamos então pegar emprestado o conhecimento do nosso amigo Rubens Bulad, autor do blog Ucrânia Numismática para que você conheça essas moedas:

 

10 Hryven

A Igreja de Santa Catarina reflete todas as melhores práticas da arquitetura religiosa ucraniana. A Igreja foi erguida em homenagem ao heroísmo mostrado pelos cossacos do regimento de Chernihiv sob o comando do coronel Yakiv Lyzohub, ao assaltar a fortaleza turca de Azov em 1696. É de estilo barroco ucraniano. Esta Igreja, que está localizada em uma colina no centro histórico da cidade de Chernihiv, parece uma típica igreja cossaca de madeira. A construção da Igreja foi paga pelos irmãos cossacos Yakiv e Semen Lyzohub. A Igreja foi consagrada em 1715.

Ano: 2017
Tema: Igreja de Santa Catarina em Chernihiv
Série: Monumentos Arquitetônicos da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 31,1000 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Proof
Tiragem: 2.500
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anatolii Demianenko, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 18 de Setembro de 2017

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, e a legenda УКРАЇНА (Ucrânia). No centro, contra o fundo de um layout transversal da Igreja, está o Brasão de Armas da família Lyzohub. À direita, está o ano de cunhagem da moeda, 2017. Abaixo, está o valor facial da moeda, 10 / ГРИВЕНЬ (10 / hryvnias).

REVERSO: No reverso da moeda, há um dos pontos de referência de Chernihiv: A Igreja de Santa Catarina (a partir de uma visão de um pássaro), dando boas-vindas aos visitantes da cidade. À direita, está o Brasão de Armas da cidade de Chernihiv e a inscrição ЧЕРНІГІВ (Chernihiv) e uma estrada estilizada. Abaixo, está a inscrição КОЗАЦЬКА / КАТЕРИНИНСЬКА / ЦЕРКВА (Igreja de Santa Catarina)

Uma moeda de 5 Hryven foi cunhada com igual reverso.

 

5 Hryven

A moeda comemora 500 anos desde o início do movimento da Reforma, que foi um evento importante na cultura européia. A data tradicional para o início da Reforma, que ocorreu na Europa entre os séculos XVI e XVII, está associada à publicação das Noventa e Cinco Teses pelo reformador alemão Martinho Lutero, em 1517. Lutero, professor de Teologia na Universidade de Wittenberg, lamentou a venda de indulgências (perdão dado pela Igreja). Ele enfatizou que a salvação (ou perdão) era concedida apenas pela Fé, e não pela Igreja ou pela observação de cerimônias religiosas. A Reforma na Ucrânia relaxou as regras da Igreja e aproximou a Igreja das pessoas. Isso foi evidenciado pelo estabelecimento de escolas nacionais e casas de impressão, a tradução da Bíblia para o Ucraniano, e serviços religiosos realizados em ucraniano, um idioma compreendido pela congregação.

Ano: 2017
Tema: 500 anos da Reforma
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 40.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 15 de Setembro de 2017

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e o valor facial da moeda, 5/ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). Contra o fundo espelhado, está uma Cruz, à esquerda da qual está uma página estilizada da Bíblia traduzida para o alemão por Martinho Lutero. O marcador decorativo da Bíblia, com um ornamento ucraniano, simboliza o envolvimento da Ucrânia na Reforma. À direita da Cruz estão as cinco teses que são fundamentais para este movimento: ТІЛЬКИ / ПИСАННЯ / ТІЛЬКИ / ВІРА / ТІЛЬКИ / БЛАГОДАТЬ / ТІЛЬКИ / ХРИСТОС / ТІЛЬКИ / БОГОВІ СЛАВА (Somente a Escritura, Somente a Fé, Somente a Graça, Somente Cristo, Glória Somente a Deus). Abaixo, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra um fundo vermelho e preto (Colorizado pelo Processo de Tampografia) que simboliza a natureza dramática daqueles tempos, está um Crucifixo, à direita do qual está uma imagem de Martinho Lutero segurando um pedaço de papel com suas Teses. Há as seguintes inscrições: À direita, acima, МАРТІН / ЛЮТЕР (Martinho / Luthero) e à esquerda, em vertical, 500 РОКІВ / РЕФОРМАЦІЇ (500 anos / Reforma).

5 Hryven

A moeda comemora o estabelecimento da Fraternidade Ortodoxa Lutsk da Verdadeira Cruz – uma organização nacional religiosa baseada na comunidade polonesa do Oblast Volyn. A irmandade esforçou-se por preservar e proteger a ortodoxia em Volyn e desempenhou um papel importante na vida social e política da região na primeira metade do século XVII. Bolsas de estudo fundadas em Lviv, Kyiv, Lutsk, Ostroh, Vilnia e outros lugares no final do século XVI e início do século XVII foram envolvidas em atividades de caridade, culturais e educacionais. Como parte de seus esforços, estabeleceram hospitais, escolas e gráficas, erigiram igrejas e mosteiros e distribuíram livros promovendo cultura e ciência.

Ano: 2017
Tema: 400 anos do Estabelecimento da Fraternidade Ortodoxa Lutsk da Verdadeira Cruz
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Sviatoslav Ivanenko
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 20 de Junho de 2017

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição vertical УКРАЇНА (Ucrânia). Abaixo, está o valor facial da moeda, 5/ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). Contra o fundo espelhado, está a Igreja da Verdadeira Cruz (cidade de Lutsk, século XVII), à direita do qual, no contexto de uma imagem estilizada de um texto impresso antigo, está o ano de emissão da moeda, 2017, e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, estão representações de membros da comunidade, acima do qual está o Selo da Irmandade e a inscrição semicircular ЛУЦЬКЕ ХРЕСТОВОЗДВИЖЕНСЬКЕ БРАТСТВО (Fraternidade Ortodoxa Lutsk da Verdadeira Cruz). Abaixo, a inscrição 400 РОКІВ (400 anos).

Bullion – Arcanjo Miguel Archistrategos

 

As moedas Bullion são moedas de investimento ucranianas que compramos principalmente para investir no material precioso ao qual ela foi cunhada, aqui o ouro e a prata, ambas em qualidade .999, grau máximo de pureza que alcançam.  O Brasil explora pouco esse mercado de moeda de investimento, apesar de termos algumas, as mais conhecidas na área são as American Silver Eagle.

Tema: Arcanjo Miguel
Série: Hryvnia de Investimento (Bullion)
Qualidade de Cunhagem: Uncirculated
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Roman Chaikovsky, Sviatoslav Ivanenko

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, em torno de sua circunferência, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição НАЦІОНАЛЬНИЙ БАНК УКРАЇНИ (Banco Nacional da Ucrânia), à esquerda, a denominação do metal precioso, sua titulagem e à direita, seu peso em metal puro. Abaixo, seu valor facial. No centro, dentro de uma moldura octogonal estilizada, está representado um escudo com o Emblema do Banco Nacional da Ucrânia: Figuras alegóricas de grifos com a Hryvnia (unidade de peso monetário da Rus’ de Kyiv) colocado entre eles. Este emblema simboliza a salvaguarda e aumento das reservas de ouro do país.

REVERSO: No reverso da moeda está representado o taxiarca Arcanjo Miguel (a Ortodoxia concede-lhe o título «Archistrategos»), um dos personagens bíblicos mais honoráveis e conhecidos para a vitória sobre o mal, patrono dos guerreiros, dos doentes e dos que sofrem. Em torno da circunferência da moeda, há a inscrição semicircular: «… ЗА НАС І ДУШІ ПРАВЕДНИХ, І СИЛА АРХІСТРАТИГА МИХАЇЛА» (Para Nós e as almas dos homens justos, a Força de Miguel Archistrategos), linhas do poema «Haydamaks», de Taras Shevchenko.
Observação: As moedas Bullion não acompanham estojo e nem certificado, somente cápsula acrílica protetora.

Arcanjo Miguel 31,1g Prata .999

Facial: 1 Hryvnia
Metal: Prata (Ag .999) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 31,1000 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Serrilhada

____________________________________

Arcanjo Miguel 3,11g Ouro .999

Facial: 2 Hryvy
Metal: Ouro (Au .999) (0,1 Oz)
Peso de Metal Precioso: 3,11 gramas
Peso Total: 3,1000 gramas
Diâmetro: 16mm
Borda: Serrilhada Setorial

____________________________________

Arcanjo Miguel 7,78g Ouro .999

Tema: Arcanjo Miguel
Série: Hryvnia de Investimento (Bullion)
Facial: 5 Hryven
Metal: Ouro (Au .999) (0,25 Oz)
Peso de Metal Precioso: 7,78 gramas
Peso Total: 7,7800 gramas
Diâmetro: 20mm
Borda: Serrilhada Setorial

____________________________________

Arcanjo Miguel 15,55g Ouro .999

Facial: 10 Hryven
Metal: Ouro (Au .999) (0,5 Oz)
Peso de Metal Precioso: 15,55 gramas
Peso Total: 15,5500 gramas
Diâmetro: 25mm
Borda: Serrilhada Setorial

____________________________________

Arcanjo Miguel 31,1g Ouro .999

Facial: 20 Hryven
Metal: Ouro (Au .999) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 31,1000 gramas
Diâmetro: 32mm
Borda: Serrilhada Setorial

____________________________________

Arcanjo Miguel – Shade of Enigma

Facial: 1 Hryvnia
Metal: Prata (Ag .999) (1,0 Oz) Banhado em Rutênio Negro e Arcanjo Miguel Folheado à Ouro .999
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 31,1000 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Serrilhada

____________________________________

Para conhecer mais da numismática Ucraniana visite o blog Ucrânia Numismática


André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.