O Clube Numismático do Estado do Rio de Janeiro, foi fundado no dia 18 de março de 2018, tendo como seus primeiros membros André Luiz Padilha, Octávio Andrade e Mateus Loureiro, sendo assim considerados os seus fundadores.

Inegavelmente o Rio de Janeiro é considerado um dos berços da numismática brasileira, sendo acompanhados por Bahia e mais tarde São Paulo. Contudo, hoje este berço não é mais uma das “potências” da numismática Brasileira, sendo essas agora, na humilde opinião desse que vos escreve,  São Paulo e Curitiba, resultado do grande trabalho feito pelas Sociedade Numismática Brasileira e Sociedade Numismática Paranaense, não desmerecendo as outras Sociedades é claro, estas que na maioria possuo bons amigos.

E agora convenhamos, o que é ser uma potencia da numismática brasileira? Parece ser algo sem muito sentido já que todas as nossas moedas são produzidas aqui no Rio de Janeiro. O que quero dizer no final de tudo, é que existe pouca participação do Estado e no Estado na atividade regular de nossa ciência.

Se tratando de evento, por exemplo, temos que agradecer ao colega Felipe Rocha da Rocha Numismática, o organizador do evento que teremos em Abril e Niterói. Temos que agradecer a Casa da Moeda do Brasil pela abertura do Museu Casa da Moeda no Centro do Rio de Janeiro. Ainda assim, queremos mais, queremos poder contribuir mais.

Essas são atitudes novas, que nos incendiaram com a vontade de poder colaborar também, de fazer algo que pudesse também ajudar a recuperarmos uma atividade constante sobre numismática no Rio de Janeiro, assim nasceu o nosso Clube.Logo do Clube numismático do estado do rio de janeiro sendo representado por uma roda de carroça em referência ao período em que a casa da moeda foi instalada de forma itinerante no rio de janeiro e dentro dele um leme representando a cultura numismática que veio de outros povos e lugares.O Clube Numismático do Estado do Rio de Janeiro tem como principal objetivo manter regularmente encontros de numismáticos em nosso Estado, sejam eles estudiosos, curiosos ou verdadeiros pesquisadores, sejam eles vendedores, comerciantes ou mesmo “trocadores”, queremos nos unir para debatermos sobre essa ciência que amamos tanto.

Nesses encontros teremos rodas de estudo e debate, trocas, vendas e espero que também um bom café. Um encontro tranquilo de amigos para discutirmos e colocarmos em pratica nossos próximos passos e eventos, contamos com o apoio de todos, esse é mais um projeto que visa inteiramente o crescimento e manutenção da boa numismática.

Lembrando a todos que não somos uma entidade, associação ou comércio, é um clube de estudo, não visamos lucro ou cobramos qualquer taxa de manutenção ou de filiação dos nossos membros. Atualmente contamos 11 membros e esperamos que esse número cresça, para fazer parte entre em contato pelo Whatsapp 5521988513190 ou pelo Facebook.

 

Próximo Encontro:

02 de Abril de 2018 – 19h00min

Starbucks – Shopping Nova América

Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 – Del Castilho, Rio de Janeiro – RJ, 20765-000

Contato para informações: 55 21 988513190

Atenção: A administração do Shopping não possui nenhuma participação em nosso Clube.