Descrição para deficientes visuais: Representação do Santo Marcos, Evangelista de Deus, segurando seu livro em uma mão e o outro apontando para o coração, o leão esta ao seu lado nesta imagem.Acredito que todos que estão mais próximos de mim na numismática sabem que meu verdadeiro campo de estudo aqui é a pesquisa sobre a iconografia religiosa no âmbito da numismática. Hoje falaremos um pouco do Leão de São Marcos.

Apesar de ser uma história antiga e a maioria dos pesquisadores conhecerem seu significado, aqui no Brasil pouco é falado sobre o tetramorfo. Para quem não conhece o Sacerdote Ezequiel profetizou sobre quatro criaturas que estariam entorno do trono do todo poderoso, O leão representa o Evangelista Marcos, o Anjo representa o Evangelista Mateus, a Águia representa o Evangelista João e o Touro representa o Evangelista Lucas.

Como hoje o tema será Marcos, falaremos somente sobre ele, faleceu no ano de 68 depois de cristo com 78 anos, foi discípulo do apóstolo Paulo de Tarso e depois de Pedro e é considerado o fundador da Igreja de Alexandria, uma das principais sedes do cristianismo. Existem muitas histórias sobre as relíquias de São Marcos que foram roubadas de Alexandria e levadas para Veneza, diz a lenda que os ladrões cobriram os ossos de Marcos com carne de porco para que assim os muçulmanos não pudessem tocar e inspecionar a carga. Podemos citar também mais duas possíveis localidades para as relíquias de São Marcos, a Igreja de São Marcos em Braga, Portugal, é uma delas, outra história diz que a cabeça de São Marcos ainda descansa em Alexandria.



Um dos elementos mais conhecidos da iconografia cristã é o leão de São Marcos, sendo o símbolo da cidade de Veneza e também foi o símbolo da antiga República de Veneza. O leão também é símbolo da Marinha mercante e de guerra da Itália, da região de Véneto e da província de Veneza, do Festival de Cinema de Veneza, do clube de futebol Unione Venezia, além de vários outros organismos civis e militares.

O leão de São Marcos foi descrito no livro de apocalipse, capitulo 4, versículo 7, na bíblia. O leão é um dos quatro seres viventes que estão ao redor do trono de Deus dando glória e dizendo que “Santo, Santo é o Senhor”. Se pararmos para analisar o leão é comumente usado nas escrituras cristãs, João Batista já foi retratado usando uma pele de leão, o rugido no deserto, Daniel e sua cova e outras comparações com força e poder.

Na maioria das representações o Leão segura um livro, muitos dizem que aquela é uma representação do Evangelho de Marcos na Bíblia, mas na verdade temos uma inscrição gravada, “Pax tibi Marco evangelista mevs”, que foi retirada da citação “Pax tibi Marce, evangelista meus. Hic requiescet corpus tuum”. Que traduzido, significa “A paz esteja convosco Marcos, meu evangelista. Aqui o seu corpo vai descansar”. Na tradição veneziana, um anjo avisou a marcos quando ele estava na lagoa de Veneza, que um dia seu corpo iria descasar e ser adorado lá, essa na verdade foi a “desculpa” para que seus restos mortais fossem roubados.

Descrição para deficientes visuais: O leão de são marcos com uma aura entorno de sua cabeça, com o rabo levantando, as asas abertas e batendo, segurando em uma mão o livro de são marcos e na outra mão uma espada, ele esta pousado a cima de uma nuvem.

Nas artes heráldicas o leão alado representa majestade e poder, especialmente aquelas representações em que o leão aparece com o rabo levantado, o livro esta associado a sabedoria e a paz, a aura representa piedade, assim como, a espada levantada representa a força, mas também é o símbolo da justiça. Esses são valores cívicos e religiosos que identificamos no símbolo da cidade de Veneza, como é retratado na imagem ao lado.

Embora seja raro o leão já foi retratado sem o livro, aparecendo apoiando as patas dianteiras no chão e as patas traseiras dentro da água.

Na numismática internacional temos algumas moedas extremamente valiosas com a representação do Leão de São Marcos, e vou apresentar para vocês as oito moedas que conheço, todas as oito são moedas da Itália de diferentes períodos:



1 Soldino – Marco Corner

Moeda em prata cunhada inicialmente em 1365, possui 15mm de diâmetro e 0.5g de prata.

 

1 Tornesello – Marco CornerMoeda em prata cunhada inicialmente em 1365, possui 17mm de diâmetro e 0.72g de prata.

 

5 Soldi – Marco FoscariniMoeda em prata cunhada em 1762, corresponde a ¼ Lira, possui 20mm de diâmetro e 1.24g de prata.

 

10 Soldi – Marco FoscariniMoeda cunhada em 1762, corresponde a ½ Lira, possui 22mm de diâmetro e 2.48g de prata.

 

½ Scudo – Marco FoscariniMoeda em prata cunhada no ano de 1762, ½ Scudo corresponde a 70 liras, possui 36mm de diâmetro e 15.9g de prata.

 

1 Ducato – Marco FoscariniMoeda cunhada em prata de lei no ano de 1762, possui 40mm de diâmetro e 23.4g de prata.

 

15 CentesimiMoeda cunhada em prata no ano de 1848, possui 18mm de diâmetro e 1.87g de prata.

 

5 LirasMoeda cunhada em prata de lei no ano de 1848, possui 37.5mm de diâmetro e pesa cerca de 25g de prata.

 

As duas últimas moedas já passaram pelo serviço de avaliação da Numismática Castro, todas as moedas apresentadas são extremamente difíceis de ser encontradas a venda em qualquer mercado numismático e por isso seu valor de mercado são bem altos, não só por sua beleza, mas porque itens relacionados a religião possuem uma aceitação muito boa no mercado e por isso são facilmente vendáveis.

Possui algum dos exemplares que foram apresentados nessa postagem ou sabe de mais algum que eu não conheça e por isso não coloquei aqui? Publique no seu Instagram ou no Facebook com a hashtag #NumismáticaCastro e conte sua história, ou comente aqui mesmo no nosso site, vamos adorar conhecer um pouco mais da história da sua moeda.




André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

6 comentários

Timinha · 16 de junho de 2018 às 05:49

amigo usei a sua postagem no meu blog pois o texto acima explica a origem de São Marcos e por isto o time de minha cidade, Nova Venécia ES, o nome era Leão de São Marcos fundado em 1955, espero que você não reprove o uso da sua postagem, é de grande valia para o meu blog que não tem fiz lucrativo.

    André Luiz Padilha · 20 de junho de 2018 às 20:31

    Oi Timinha, Boa noite!

    Pode usar a vontade, estamos aqui pra compartilhar conhecimentos!!

    Depois me mande o link do seu blog pra eu dar uma olhada, tudo bem?

    Abraço.

      Timinha · 30 de dezembro de 2018 às 11:07

      Tive que excluir o blog por falta de apóio e matéria que as pessoas da minha cidade não gostava de compartilhar. Mas o Leão de São Marcos tem uma página no Facebook e no Instagram, na qual te peço permissão para repostar o conteúdo acima.
      Obrigado
      Timinha

Timinha · 2 de janeiro de 2019 às 05:43

https://wordpress.com/block-editor/post/leaodesaomarcosec.wordpress.com/
segue o link do novo Blog do Leão de São Marcos com a sua publicação.

Cordialmente:

Timinha Malacarne campos

Timinha · 2 de janeiro de 2019 às 05:48

https://wordpress.com/block-editor/post/leaodesaomarcosec.wordpress.com/ publiquei sua postagem no novo blog do Leão de São Marcos Esporte Clube.

Obrigado,

Timinha Malacarne Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.