Hoje daremos um passo muito importante aqui na Numismática Castro! Felizmente, estou envolvido em muitos projetos, alguns ainda não poderão ser revelados, outros estamos trabalhando justamente para divulgar, como a criação do CNERJ – Clube Numismático do Estado do Rio de Janeiro, que pretende “acordar” a numismática carioca. O Rio de Janeiro, que é um dos berços da numismática nacional, acompanhados, claro, de Bahia e depois São Paulo, hoje está adormecido, com pouca influência e eventos, no entanto pretendemos reverter isso.

A criação do Clube de Estudos tomará um pouco do meu tempo e com a reabertura da loja e dos lançamentos futuros que faremos não teremos tanto tempo para manter ativamente, como sempre foi nossa intenção, esse site de estudos.



Por isso, mesmo pretensiosamente, estamos abrindo esse espaço, ao qual construímos com muita dedicação e tempo investido, para que outros estudiosos possam aqui compartilhar o seu trabalho, estudo ou debate.

Nesse ponto pretendemos então não só fortalecer e contribuir para o estudo numismático aqui no Brasil ou levar para o mundo o conhecimento numismático nacional, mas também queremos abrir para outros tipos de estudos que servem precipuamente para contar a história de nosso povo, assim, tentaremos ao máximo, além da numismática, ampliar a nossa linha de divulgação de conhecimentos para a Filatelia, Notafilia e Telecartofilia.

Até por isso adotaremos uma nova medida de padronização em nossos textos, tanto nas questões dos marcadores da barra lateral, quanto na visualização dos títulos das postagem, ficarão da seguinte maneira:

 

 

Numismática: Cor padrão já utilizado no site em todos os textos, essa se manterá e as postagens anteriores serão atualizadas também.

 

Notafilia: Compreende e abraça o estudo do escrito particular que representa a moeda em curso legal, trata-se de cédulas, notas e bilhetes e daí suas variações.

 

Filatelia: é o colecionismo que estuda os selos postais e materiais relacionados, nele existem vários ramos como a filatelia temática, aerofilatelia, história postal e até selos fiscais. Esperamos aprender muito aqui.

 

Telecartofilia: Trata-se do estudo sobre colecionar cartões telefônicos, esses que substituíram as moedas e as fichas telefônicas no Brasil. Os cartões podem ser comprados até hoje, mas quase não são mais usados.

 

Youtube: Nosso canal do Youtube “Café e Numismática” foi lançado no ano passado em caráter experimental, agora no mês Abril voltaremos com a publicação dos videos com uma média esperada de 2 vídeos semanais.

 

Essa cor usaremos para outros textos que não sejam propriamente estudos, como promoções, divulgação de eventos e até mesmo esse texto aqui. Os serviços prestados pela Numismática Castro também entraram nessa categoria.

 

Espero que gostem dessa novidade e se animem a contribuir para o estudo do colecionismo nacional, abrir esse espaço é justamente para que possamos ensinar e aprender juntos, assim evoluirmos juntos em nossos estudos. E outra, assim que esse processo de atualização estiver completo daremos inicio ao processo de reabertura da nossa loja.




André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.