Loteria Federal – Importantes planos, extrações diárias

Sem dúvida nenhuma, a maior vantagem de mantermos um Gabinete Numismático aqui no Rio de Janeiro é que nunca saberemos o que entrará por nossa porta, por mais que essa seja uma das frases mais batidas de nossa área, ela é totalmente verdadeira.

Tanto é que essas peças que falarei hoje renderam um texto aqui em nosso site, tanto por sua raridade quanto pelo estado de conservação muito superior ao que “costumamos” ver no mercado. Vou primeiro deixar as fotos para que vocês possam ver as peças e depois a gente fala um pouquinho delas.

 

Como bem podemos ver são fichas da Loteria Federal, agora qual será o seu propósito? Bom, não sabemos. Encontramos quase nada a respeito dessas fichas, nem sobre o seu uso e nem sobre a data de cunhagem das peças, contudo descobrimos que são da década de 40/50 o que limita o uso da peça para algum tipo de troca futura, uma espécie de crédito como eram utilizadas as fichas do Leprosário de Santa Teresa, por exemplo. Ou, em outra hipótese, poderia ser somente um souvenir para divulgar alguma campanha ou qualquer outro movimento, seja de expansão de mercado ou mesmo politico.

Procuramos sobre a peça aqui em nossa literatura e só encontramos essa menção:

Peça n°202, Livro Moedas Particulares e Vales Metálicos do Brasil – MHN, 1968 – Descrição da Coleção do Distrito Federal, pag. 39.



Então, para facilitar pesquisas futuras, deixaremos aqui também as especificações técnicas de cada ficha, separadas por valores:

Ficha 100

Peso: 4.9g

Diâmetro: 38.2mm

Ficha 20

Peso: 3.3g

Diâmetro: 35mm

Ficha 10

Peso: 2.7g

Diâmetro: 32mm

Ficha 5

Peso: 1.8g

Diâmetro: 26mm

Ficha 1

Peso: 1.3g

Diâmetro: 23mm

Por mais que haja sim pequenas diferenças a espessura é padrão entre 1.8mm e 2mm.

 

Outra questão bem difícil de estabelecermos é o valor de mercado das peças, encontramos apenas 4 resultados de venda desde 2016, sendo que 2 deles são deste mesmo ano, ou seja, pode ser somente a variação da mesma peça entre vendedores diferentes, os outros 2 últimos anúncios são de 2020 e 2022, e todos incompletos e ou em baixo estado de conservação, o que dificulta que apontemos uma padrão de mercado. Ainda assim, acreditamos que o valor de mercado destas peças sejam de aproximadamente R$500 o conjunto, podendo ter maior valor dentro de um leilão para colecionadores de medalha.

Então é isso meus amigos, esperamos que outras peças incríveis como estas entrem em nosso escritório para falarmos mais delas aqui, já tem nosso endereço?

Estrada do Campinho, número 1309, Conjunto 206, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ

 



Para citar este texto:

PADILHA, André Luiz de Castro. Loteria Federal – Importantes planos, extrações diárias. Portal Numismáticos – Numismática Castro, Junho 2022 Disponível em: <https://numismaticos.com.br/loteria-federal-importantes-planos-extracoes-diarias/>.

André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.