As moedas Rio2016 pelo mundo

As olimpíadas Rio 2016 já acabaram isso todo mundo sabe, mas aqui no Rio de Janeiro, minha cidade natal, ela deixou várias marcas, algumas bastante positivas isso é verdade, e também algumas bem negativas, mas vamos tentar invocar o espirito desportivo e priorizar as melhorias e deixar as coisas ruins como uma consequência superável.

Pela Numismática as olimpíadas Rio2016 deixaram uma consequência permanente e muito boa na verdade, são diversas moedas cunhadas com o tema das olimpíadas brasileiras, foram pouco mais de 70 moedas, é claro que o pais com a maior quantidade de moedas cunhadas é o Brasil, mas outros lugares pelo mundo também deixaram uma bela marca, vamos conhecer?

Portugal

Nossos padrastos colonizadores lançaram duas moedas com o valor facial de 2,5 euros, uma tem 12 gramas de cuproníquel e uma tiragem de apenas 150.000 exemplares, a segunda possui quase 15 gramas divididas em ouro e prata e possui uma tiragem ainda menor com apenas 10.000. Ainda nestas moedas temos o simbolo do comitê olímpico de Portugal e também seu já conhecido escudo, bem como o nome de Joana Vasconcelos. Por fim, uma moeda de 2 Euros foi posta em circulação, apenas 650 mil unidades desta moeda bimetálica foram cunhadas e é bem rara de ser vista no mercado brasileiro.

Joana Vasconcelos é uma artista plastica portuguesa, ela é a responsável pela criação do designer das moedas, segue abaixo os dois modelos:

Espanha

A FNMT e a Real casa da moeda da Espanha trabalharam em conjunto para também entrar na onda olímpica, e juntas lançaram duas moedas. A moeda de prata tem valor facial de 10 euros, possui 27 gramas e foram cunhadas 7.500 exemplares. Já a de ouro possui 7 gramas e valor facial de 100 euros, destas foram produzidas apenas 2.500 unidades.

As duas trazem em seu verso uma homenagem aos jogos olímpicos e o nome do comitê olímpico espanhol, podemos ver algumas modalidades desportivas, o simbolo olímpico e a bandeira da Espanha. Em seu anverso a figura do então recém coroado Felipe VI rei da Espanha se repete.

Ilhas Virgens Britânicas

As Ilhas Virgens Britânicas ocupam a porção oriental das Ilhas Virgens. Compreendem 36 recifes e ilhas, das quais 16 são habitadas. As maiores são Tortola, Anegada, Virgem Gorda e Jost Van Dyke, que concentram quase toda a população e não ficaram de fora dos jogos, ao menos na parte numismática.

Foram lançadas quatro moedas de prata, com valor facial de $10 dólares, pesam 28,2g e possuem diâmetro de 38,6mm. No seu reverso vemos referencia das modalidades olímpicas que serão disputadas como Rugby, ciclismo, tênis e outros. No anverso o rosto da Rainha Elizabeth II.

Nova Zelândia

Para incentivar seus atletas a Nova Zelândia cunhou moedas de ouro e prata para representar seu nome no maior evento desportivo do mundo.

No reverso da moeda podemos ver na borda todas as 10 modalidades olímpicas que os cidadãos neozelandeses já ganharam ouro nos jogos que se passaram, no centro da moeda podemos ver a tocha olímpica dividindo os cenários da Nova Zelândia e Rio de Janeiro, representam a transição dos seus atletas para minha querida cidade. No anverso, novamente, a face da Rainha Elizabeth II.

A moeda de prata possui valor facial de $1, pesa uma onça e e possui diâmetro de 40mm, esta moeda teve uma tiragem simbólica de 2016 exemplares. Já a moeda de ouro possui o valor facial de $10 e pesa 1/2 onça, é menor que a de prata com diâmetro de 30mm e foram cunhando 250 exemplares.

O responsável por essa arte é o famoso escultor britânico Ian Rank-Broadley.

Ucrânia

No dia 28 de abril do ano passado a Ucrânia também entrou na moeda olímpica e lançou suas moedas comemorativas com o tema da RIO2016,

As duas moedas são de níquel de prata, a de valor facial de 2 hryvnas pesa pouco mais de 12g, diâmetro de 31mm e número de cunhagem na marca dos 31 mil, já a de valor facial de 10 hryvnas pesa 31,1g e é um pouco maior com diâmetro de 38,6mm e uma tiragem menor de 3.500 exemplares.

No seu reverso temos cunhados várias paisagens cariocas como  Baía da Guanabara, Pão de Açúcar, estátua do Cristo Redentor e as montanhas que formam o Corcovado.

Ilhas Cook

As ilhas cook é um país insular situada na polinésia, são dividas em Ilhas Cook Setentrionais e as Ilhas Cook Meridionais, e ainda o Recife Beveridge na numismática relacionada a RIO2016 possuem a posição de primeiro país a cunhar moedas com processamento de cores.

Duas moedas foram lançadas, a de valor facial de $10 é feita em prata, pesa 62,2g e diâmetro de 50mm. A segunda foi cunhada em ouro, possui valor facial de $100 e pesa 31,1g e diâmetro de 38,6mm. As moedas foram emitidas em 2015.

Outros países entraram na onda dos jogos também, estão na lista a Austrália com 8 moedas cunhadas, a Bélgica, o Canadá, Estônia, Costa do Marfim, Lituânia e Fiji cunharam apenas uma, a Hungria e o Paraguai cunharam três, a Polônia cunhou duas e, por fim, no Reino Unido foram cunhadas 4 moedas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.