Cart

As Olimpíadas Rio2016 estão na ponta do laço para começar, poucos sabem aqui mas eu estou trabalhando na parte da organização dos transportes para as olimpíadas aqui no Rio de Janeiro, minha cidade natal. Sinceramente já estou um pouco cansado de ouvir falar de olimpíadas, mas confesso que na parte numismática dos jogos eu ainda estou bem tranquilo.

Por incrível que pareça a primeira moeda com a temática dos jogos olímpicos que serão disputados esse ano não foi lançada aqui no Brasil, isso mesmo, a primeira moeda foi lançada lá longe, no ano de 2012 lá em Londres.

No encerramento dos jogos olímpicos da Londres2012 houve o ritual simbólico da passagem da bandeira e na nossa ciência numismática também houve esse ritual de passagem, só que claro, com uma moeda.

No anverso da moeda podemos ver duas mãos abertas com uma passando o bastão para outra, simbolizando a troca da sede dos jogos olímpicos, além disso podemos ver as bandeiras do Brasil e do Reino Unido.

No anverso vemos o valor facial de 2 Libras e a face da Rainha Elizabeth, foram cunhadas aproximadamente 900 mil unidades desta moeda, com centro em cobre e níquel e anel em níquel e latão, pesa cerca de 12g e é muito parecida com o estilo de nossas moedas de 1 Real. O escultor responsável pelo anverso da moeda é Jonathan Olliffe já o reverso é assinado por Ian Rank-Broadley.

Descrição para deficientes visuais: 2 Libras e a face da Rainha Elizabeth, foram cunhadas aproximadamente 900 mil unidades desta moeda, com centro em cobre e níquel e anel em níquel e latão, pesa cerca de 12g e é muito parecida com o estilo de nossas moedas de 1 Real


André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.