Cart

Cada colecionador tem um carinho especial pela sua coleção, a minha ao menos é guardada e preservada com o maior cuidado do mundo, minha coleção está comigo desde os meus cinco anos de idade e não é uma coleção herdada, ela foi construída com muito amor e dedicação a numismática brasileira e internacional.



Quando comecei a colecionar me importava muito mais com a quantidade do que com o valor que minha coleção somaria, na verdade o valor nunca me importou já que prefiro morrer de fome do que me desfazer do meu pequeno tesouro, é sério.

Novamente digo que não me importo com o valor que minha coleção alcançou hoje, mas confesso que ficaria bem feliz se possuísse essas três moedas que vamos falar hoje, simplesmente porque são as três moedas mais valiosas dos Estados Unidos e estão no topo das moedas mais caras do mundo, as três chegam quase a soma de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões de reais).

3 – Dobrão de Brasher
Em 1787 o famoso ourives Ephraim Brasher, solicitou, juntamente ao Estado de Nova York que novas moedas fossem cunhadas para circular no local, naquela época grande partes das moedas em circulação eram feitas de ouro e prata e Ephraim, a frente do seu tempo como todo visionário, entrou com uma petição para que as moedas fossem cunhadas também em cobre, seu pedido foi negado, mas, ele cunhou as moedas mesmo assim.

Colecionador de sorte é aquele que possui dinheiro suficiente para ter alguma moeda cunhada por Brasher, isso porque suas poucas moedas de cobre que sobreviveram são extremamente raras e caras, a de ouro então nem se fala.

Conhecemos poucos leilões que já tiveram um exemplar desse, em 1981 um dobrão de Brasher em cobre foi vendido por quase 700 mil dólares, em 2005 duas outras moedas foram leiloadas, cada uma atingiu a cota de quase 3 milhões de dólares.

A terceira moeda mais valiosa dos Estados Unidos vai para do Dobrão de Ouro de Brasher, com 26,6 gramas de ouro 22 quilates alcançando a soma de 7,5 milhões de dólares, se atualizarmos esse valor pela cotação do dólar atual (07/2016) chegamos ao valor de 24 milhões de reais, só isso.

2 – Saint-Gaudens Double Eagle
Augustus Saint-Gaudens nasceu em 1848 em Baile Átha Cliath, ou simplesmente Dublin. Apesar de sua ascendência irlandesa, Augustus era cidadão americano e ficou reconhecido pelo seu grande trabalho como escultor.

Escultor da Beaux-Arts é reconhecido como um dos percursores do renascentismo americano, mas hoje, ao menos para mim, ele é reconhecido como o escultor responsável pela segunda moeda mais valiosa do mundo.

O Double eagle foi cunhado em 1907 para valer 20 dólares americanos, totalmente em ouro e em alto relevo, na época, a casa da moeda americana classificou a moeda como difícil demais para ser produzida. Para tentar solucionar o problema o responsável pela cunhagem tentou simplifica-lá, uma das medidas foi remover a frase ” In God we trust”, traduzida significa “Em Deus confiamos” o que causou verdadeiro rebuliço no congresso.

Um parênteses ligeiro, estou no auge dos meus 25 anos e uso a palavra “rebuliço” no meu vocabulário, enfim, voltemos a moeda.

Apesar de grande manifestação contra, a moeda chegou a ser produzida, contudo somente 20 exemplares da moeda original foram cunhados o que deu grande valor a esta peça, a moeda menos valiosa dessa série foi vendida em 2005 por três milhões de dólares.

Mesmo sendo cunhada a moeda nunca entrou em circulação de verdade, em 1933 o então presidente Franklin Roosevelt ordenou que todas as moedas fossem recolhidas e derretidas para ajudar o pais que enfrentava uma grande crise naquele época, por isso todas as moedas foram recolhidas e somente uma foi esquecida.

Isso mesmo, hoje o Double Eagle de 1933 é único no mundo, possui um valor histórico sem comparação, mas também possui um valor financeiro igualmente elevado, o seu único exemplar foi vendido em 2002 pela quantia de 7,6 milhões de dólares, quase 25 milhões de reais, mas sabemos que na verdade essa moeda vale bem mais do que isso simplesmente pelo fato de não existir outra.

1 – Flowing Hair dollars
Vamos então a grande vencedora do prêmio “Moedas que você nunca vai ter na sua casa, nunca, nunca mesmo”. Conhecida como “Cabelos ao Vento” esta pequena moeda feita de prata e cobre é simplesmente o primeiro exemplar de dólar já cunhado nos Estados Unidos, essa é a famosa número 1 do tio patinhas.

A moeda foi produzida a mais de 200 anos atrás, em 1794, na então recém inaugurada casa da moeda americana, a moeda possui o busto da liberdade com seus cabelos esvoaçantes e foi baseada na moeda espanhola em circulação na época. A título de curiosidade, a estatua da liberdade só foi inaugurada 92 anos após a cunhagem desta moeda, liberdade sempre foi a palavra americana.

Uma grande questão também que envolve essa moeda é que não se tem comprovação histórica que esse exemplar seja realmente o primeiro dólar fabricado, contudo, como não há como se provar o contrario a moeda não perdeu o seu valor.

Essa moeda foi cunhada por Robert Scot, também conhecido pelo famoso “Draped Bust”, moeda tão rara quanto, na minha humilde opinião ainda mais bela, contudo com um valor bem menor. Nossa pequena Cabelos ao vento é detentora do titulo de “o preço mais alto já pago por uma moeda” com sua incrível quantia de $10.016.875,00, convertidos em reais a moeda supera a casa dos 30 milhões.


André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

6 comentários

Rogerio silva de carvalho · 19 de março de 2018 às 05:36

Bom dia queria saber origem e data de uma moeda

Bruno · 19 de março de 2018 às 16:31

Preciso avilar tenho moedas boas anos

Marcos Krein · 3 de abril de 2019 às 03:23

Tenho uma moeda de 20 dólares de 1869, muito nova..
Gostaria de saber seu valor….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escolha sua moeda
BRL Real brasileiro
EUR Euro