Cart

No dia 28 de março deste ano teremos uma nova moeda de uma libra rodando nas ruas do Reino Unido, é o que o governo britânico anunciou, juntamente com a noticia de que a libra em circulação atual será retirada do mercado no final deste ano.



O tesouro britânico informou que teremos um dodecágono como moeda, ou seja, uma moeda com 12 lados e que a mesma será produzida pela Casa da Moeda de Gales

Segundo o secretário chefe do Tesouro Nacional britânico, David Gauke, este será um momento histórico, já que há 33 anos não é apresentada uma moeda de uma libra, a última foi lançada no ano de 1983. Segundo informações, a primeira tiragem terá algo entorno de 1,5 bilhão de moedas cunhadas, segundo dados seria o suficiente para tirar a atual de circulação.

Segundo dados da casa da moeda, estima-se que aproximadamente 3% das moedas em circulação de libra seriam falsas, assunto esse muito discutido no mercado de colecionadores, e por isso medidas seriam tomadas para fazer uma moeda mais segura, com o intuito de deter esses falsificadores já tratados como especialistas no assunto.

Como um decágono, a moeda terá um figura bem diferente das outras moedas, o que facilitará a identificação para pessoas com dificuldades visuais e também será feita com dois metais, como é cunhada a nossa moeda de 1 real aqui no Brasil, possuirá um o circulo externo de cor dourada e será feito com latão e níquel, já o círculo interno será de cor prata e será cunhado com níquel e liga de prata. Um holograma também será acrescentado na moeda, onde ao inclinarmos o exemplar veremos o número um na moeda.

Imagem da nova moeda.

Também estará presente na moeda o quinto retrato cunhado da Rainha Elizabeth II, a monarca mais antiga no poder, que esta no trono desde 1952, ou seja a 64 anos.

O Departamento do Tesouro estará lançado uma campanha para conscientizar as pessoas para que gastem preferencialmente essas moedas de 1 libra ou que troquem elas em algum banco local, pois ela perderá seu valor econômico no dia 15 de outubro de 2017, informou ainda que algumas moedas serão recicladas para a cunhagem das novas pela Casa da moeda de Gales em Llantrisant, Wales.

Inicialmente ficamos sabendo desta novidade em 2014, mas estamos postando agora já que falta pouquinho pras novas moedas.




André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.