O último lançamento filatélico de 2020!

Infelizmente, com o passar dos anos, a Filatelia perdeu muito dos seus grandes nomes, mesclados com a evolução das tecnologias (postais e relacionadas) e a não renovação dos colecionadores dessa área, a filatelia foi esfriando cada vez mais. Contudo, isso não significa que não houve novos lançamentos ou que não é possível mais investir em selos. Faremos todo um esforço aqui no nosso grupo para trazer também os lançamentos filatélicos que forem surgindo, tanto em matéria aqui no Portal Numismáticos, quanto na forma da venda destes selos lá no site da Numismática Castro. Comecemos aqui então, uma coluna regular sobre os lançamentos filatélicos do Brasil!



Os Correios lançam o Bloco Série Mercosul: Moda. Na última emissão de 2020 o motivo é inédito, moda entra para a história da filatelia brasileira. O conceito de moda perpassa, por muitas vezes, os valores de uma nação, a descoberta de talentos, profissões, expressão de atitude, comportamento, arte, cultura e estética. É um segmento que tem influência no mercado e na economia, que gera trabalho e renda, movimenta investimentos nas tecnologias têxteis e divulga valores como sustentabilidade, reciclagem, entre outros.

No ano em que o maior evento de moda do Brasil – o São Paulo Fashion Week (SPFW) -, comemora 25 anos, o bloco especial traz três selos com profissões representativas do universo da moda.

o ofício de modelo representado pela supermodelo Gisele Bündchen em uma foto de Nino Muñoz

No primeiro selo temos o ofício de modelo representado pela supermodelo Gisele Bündchen em uma foto de Nino Muñoz, ilustrada pelo artista digital Dérsu Jr.

Representação de croque, desenho de roupas - ilustração de Filipe Jardim, ilustrador que já desenhou para grandes marcas internacionais como Hermès, Tiffany’s, Louis Vuitton e também para grifes nacionais Neon, Amapô, Água de Coco, entre outras.

 Na segunda estampa traz a ilustração de Filipe Jardim, ilustrador que já desenhou para grandes marcas internacionais como Hermès, Tiffany’s, Louis Vuitton e também para grifes nacionais Neon, Amapô, Água de Coco, entre outras.

O terceiro selo destaca o objeto de trabalho do fotógrafo Bob Wolfenson, a sua máquina fotográfica, considerado por muitos como um dos maiores fotógrafos da América Latina, sendo responsável por dezenas de cliques de top models, além de ter atuado em campanhas publicitárias importantes

O terceiro selo destaca o objeto de trabalho do fotógrafo Bob Wolfenson, a sua máquina fotográfica, considerado por muitos como um dos maiores fotógrafos da América Latina, sendo responsável por dezenas de cliques de top models, além de ter atuado em campanhas publicitárias importantes.



Moda Brasileira

A moda no Brasil tem sua história escrita junto a história do país. A Indústria Têxtil teve seu início ainda na época da colônia, e desde então se desenvolveu sendo uma das 3 maiores e mais fortes economias. É o setor que mais emprega mão de obra feminina, o mais importante emblema de toda uma indústria – da fiação ao varejo, dos cursos universitários ao dream team de modelos revelado para o mundo. Reúne mais de 30.000 empresas, movimenta R$50 bilhões ao ano e emprega quase dois milhões de brasileiros.

A moda não segue cronologicamente as intensas mudanças e valores da sociedade ocidental. Dentro dela, há um olhar futurístico, com teorias novas junto a fragmentos do passado. Por isso a moda tornou-se forma de expressão da pós-modernidade, como item que reflete as diversas transformações que ocorrem, não somente como estética, mas em um contexto geral da sociedade

A moda tem a capacidade de expressar o que somos e o que sentimos. Tem o poder de mudar a forma como as pessoas nos leem e nos interpretam, e assim construímos as nossas histórias, ídolos e referências. Os elementos da moda dizem muito sobre a vida social, econômica, identitária e histórica dos indivíduos.

Moda expressa o espirito de uma época, é mais que roupa, é uma expressão de atitude e comportamento. Diz ao mundo quem somos, traduz o nosso estilo e reflete nossa identidade, nossa cultura. Uma linguagem universal, que agrega diversas expressões, que sinaliza o novo e aponta o futuro.

Com esta vocação nasceu há 25 anos o São Paulo Fashion Week. Como instrumento de inovação e renovação, como plataforma de comunicação e ação, que propõe novos mundos e novos olhares, e na crença de que a moda atua como agente transformador e mobilizador e conector deste imenso país, aproximando os diversos “brasis”.

Moda é uma linguagem universal que dispensa tradução e agrega cada vez mais expressões, refletindo bem um momento de permanente transformação e conectividade intensa.

Mais que evento, mais que Moda, o SPFW é uma expressão cultural, artística e estética, uma forma de comunicação não verbal capaz de dizer muitas coisas. Moda como comportamento e estilo de vida está inserida no mundo inteiro em quase todas as áreas. Da criação, a fotografia, ao design, a ilustração, a carreira de grandes modelos, maquiadores, tecelões, e diversas outras profissões.

Uma emissão de selos postais sobre a Moda Brasileira não poderia deixar de homenagear sua figura mais representativa, a super modelo Gisele Bundchen, que nasceu nas passarelas do Spfw e se transformou em sinônimo de uma Profissão, e desejo de 10 entre 10 meninas do mundo inteiro. “Meu sonho é ser Gisele”.

E para completar esta tríade, duas imagens que representam todo este universo da moda – a ilustração e o mágico instante de uma máquina fotográfica, a porta de tantas e tantas imagens criadas nestes anos todos.

Paulo Borges
Diretor Fundador e Diretor Criativo do SPFW

Edital nº 20/2020
Arte:
Selo Gisele Bündchen: Arte –
Dérsu Jr. / Foto – Nino Muñoz
Selo Filipe Jardim: Arte – Filipe
Jardim
Selo Bob Wolfenson: Foto – Bob
Wolfenson
Foto do fundo: Vanessa Brentini
Arte-Finalização: Jamile Costa
Sallum – Correios
Processo de Impressão: ofsete
Papel: cuchê gomado
Bloco com 3 selos
Valor facial: 1º Porte da Carta
Tiragem: 30.000 blocos
Área de desenho: 38 x 38mm
Dimensão do selo: 38 x 38mm
Dimensão do bloco: 137 x 85mm
Picotagem: 11,5 x 11,5
Data de emissão: 29/12/2020
Local de lançamento: São Paulo/SP
Impressão: Casa da Moeda do Brasil



André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

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