O retrato de Charles III

A História ainda passa por seu período de luto após a morte da Rainha Elizabeth II, que segundo sua certidão de óbito divulgada pelo Governo Britânico, faleceu no dia 8 de Setembro de 2022, um dia após nosso feriado de Independência. Não sei se é de conhecimento geral, mas uma de suas últimas ações (senão a última ação pública) da Rainha Elizabeth II foi enviar uma carta ao Brasil com os cumprimentos pelos 200 anos de nossa independência e ainda lembrou com carinho a visita que monarca fez ao Brasil no ano de 1968.

Como consequência de sua morte, seu filho mais velho, o atual Rei Charles III do Reino Unido assumiu o trono em seu lugar. Sabemos que o rosto da monarca estampava muitos itens nacionais, no Reino Unido e de mais catorze estados independentes chamados de Reinos da Comunidade de Nações como moedas, notas, selos, passaportes e outros.



Com a substituição do Monarca, os itens nacionais também mudarão, erra quem pensa que só o dinheiro e os selos terão alguma mudança, até o item nacional foi mudado, mesmo que de forma muito simples, o trecho “Deus salve a Rainha”, cantado desde 1952 voltou a ser “Deus salve o Rei”. Vamos conhecer agora outras mudanças que acontecerão:

  • Queens’s Theatre passará a se chamar Her Majesty’s Theatre;
  • O QC (Queen’s Counsel) passará a se chamar KC (King’s Counsel);
  • A Bandeira Nacional ganhará uma nova variação;
  • A “Guarda da Rainha” do Palácio de Buckingham passará a se chamar “Guarda do Rei”;
  • O Discurso do Rei passará a abrir as sessões parlamentares e não mais o Discurso da Rainha;
  • O Passaporte (Tanto a capa quanto as inscrições internas referente a coroa);
  • Os Capacetes da guarda e também as caixas de correio, quando substituídos terá o monograma CRIIII e não mais o ERII.

Além disso os selos, cédulas e moedas também serão trocados e recentemente a Royal Mint divulgou uma arte de como será a nova moeda do Reino Unido com a efígie à esquerda de Carlos III. Lembrando que a tradição imposta por Carlos II coloca cada monarca olhando na direção oposta ao seu antecessor. Vamos ver a arte:

Já tendo inclusive data para entrar em circulação, será em dezembro deste ano. Uma outra novidade que quase não foi percebida é que, a maioria dos colecionadores focaram tanto em ver a nova efígie do Rei Charles III para as moedas que não notaram que a arte foi lançada também para uma nova moeda de 5 Libras que homenageará a vida da Rainha Elizabeth II. Sem a questão comemorativa, também foi publicada pela Royal Mint a nova moeda de 50 Pences, tendo os mesmo elementos atuais sendo que desta vez com a efígie de Charles III

 



Para citar este texto:

PADILHA, André Luiz de Castro. O retrato de Charles III. Portal Numismáticos – CASTRO & CO, Setembro 2022 Disponível em: <https://numismaticos.com.br/o-retrato-de-charles-iii/>.

André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.