A Cunhagem Egípcia de 1805 à 1952

Trata-se de um texto muito interessante publicado no fórum Coin Talk pelo usuário Acantita, segundo ele este é um texto extraído, ou seja, uma versão resumida de uma apresentação feita pelo mesmo na Exposição Long Beach Coin, o texto é de 2010 contudo é um material excelente para quem quer estudar as moedas desse período, então seguiremos com a tradução para o português sem alterações da publicação original – André Padilha.

 

—//—

 

No início de 1800, o Egito era uma possessão subdesenvolvida do enfraquecido Império Otomano. Isso mudou rapidamente com a chegada de Muhammad Ali Pasha, um general albanês das forças armadas otomanas. Ele foi enviado ao Cairo em 1801 para trazer ordem a uma população inquieta, resultado da agitação causada pela ocupação e posterior saída dos exércitos de Napoleão alguns anos antes. O general fez mais do que trazer ordem à possessão otomana. Dentro de alguns anos, ele se declarou vice-rei do Egito, subserviente apenas em teoria ao sultão em Constantinopla. Este último, vendo claramente sua incapacidade de desalojar o general do Cairo, reconheceu a contragosto Muhammad Ali Pasha como “governador” em 1805. Entre as muitas mudanças importantes que o enérgico general trouxe para o vale do Nilo durante seu reinado agitado estava uma reforma da moeda egípcia.



Até os anos da reforma da cunhagem, o Egito produzia moedas marteladas, idênticas ao processo usado em todas as casas da moeda otomanas. As moedas de prata eram propensas à degradação, e a moeda resultante era muitas vezes grosseira na aparência. A partir de 1828, moedas com cunhagem através de uma prensa à vapor começaram a entrar na linha de produção, e a cunhagem a martelo foi eliminada completamente em 1845, juntamente com o uso da liga “billon” como material de cunhagem.

Uma mudança que Muhammad Ali Pasha não fez foi trazer novos designs para a cunhagem. Ele manteve o anverso tradicional, o do hardra ou cifra imperial do sultão otomano. Nesse sentido, ele continuou a prestar homenagem aos mestres otomanos em Constantinopla. O reverso também permaneceu o mesmo, uma declaração elegantemente gravada de onde a moeda foi cunhada e quando. O seguinte é um diagrama do formato típico de moeda até 1884 AD.

 

Em 1884, os britânicos, que estavam cada vez mais no controle dos assuntos egípcios (e para quem o Egito estava muito endividado por empréstimos), exigiram uma reforma monetária. A casa da moeda do Cairo, que funcionava há séculos, foi fechada. A composição de cuproníquel foi introduzida para a maioria das denominações fracionárias do Qirsh, e a denominação ‘Para’ foi descartada. Todas as moedas a partir deste ponto foram cunhadas no exterior, especificamente nas casas da moeda de Bruxelas, Budapeste, Berlim, Bombaim e várias outras casas da moeda na Grã-Bretanha. O design e o posicionamento do texto nas frações mudam, mas para a moeda de 1 Qirsh e as de valor facial superior, o formato permanece o mesmo das edições anteriores. Alguns exemplos:

 

1/20 qirsh, AH 1293 ano 33-H

 

2/10 qirsh (ou 1/5 qirsh), AH 1293 ano 27

 

1 qirsh, AH 1327 ano 2-H



5 qirsh, AH 1327 ano 4-H

 

20 qirsh (equivalente ao dólar de prata dos EUA ou coroa europeia) AH 1293 ano 10-W

 

O advento da Primeira Guerra Mundial trouxe muitas mudanças no Egito. O colapso do Império Otomano libertou o Egito de qualquer subserviência, real ou imaginária. Os britânicos, agora firmemente no controle do Cairo, instalaram outro sucessor dinástico (Hussein Kamel), e ele foi declarado sultão em 1914 (AH 1333). A moeda do Egito, que ainda estava sendo produzida em casas da moeda na Europa e na Índia, foi modificada mais uma vez. Os qirshes fracionários foram renomeados para millemes, e os qirsh e seus múltiplos foram renomeados para piastras. Todas as moedas agora traziam o nome de Hussein Kamel sem menção ao sultão otomano. Para a história do Egito, foi de extrema importância a inclusão da denominação em caracteres latinos e a data no ano islâmico e cristão. A maioria das questões fracionárias estão furadas, literalmente. Alguns exemplos:

 

1 milleme, AH 1335-H (1917 AD)



10 piastras, AH 1335 (1917 AD)

 

A próxima mudança importante no Egito ocorreu em 1922. Neste ano, Mustafa Kemal Ataturk foi empossado como Presidente da República da Turquia. Da mesma forma, o nacionalismo estava se formando no Cairo, e foi tomada a decisão de abolir o sultanato e declarar o Egito um reino soberano. Fu’ad I, que era sultão na época, foi reintegrado como rei. Ele teve a distinção de ter seu perfil no anverso de todas as denominações. O busto de uma pessoa não aparecia em uma moeda egípcia há quase 1500 anos. Um exemplo:

 

1/2 milleme, 1932-H (AH 1351), cobre

 

O rei Farouk era o tataraneto de Muhammad Ali Pasha e último membro da dinastia a dominar o Vale do Nilo, chegando ao poder em 1936. Seu reinado negligente trouxe ao fim dos dias de governo despótico no Egito. Ele foi exilado em 1952. Durante seu governo foram introduzidas moedas hexagonais e com bordas recortadas. Outro desenvolvimento foi uma borda de segurança complexa usada para a moeda de prata 20 piastra.

 

2 piastras, 1944 (AH 1363), 0,500 prata, única edição hexagonal

 

 



Para citar este texto:

PADILHA, André Luiz de Castro. A Cunhagem Egípcia de 1805 à 1952 (Tradução do texto de Acantita / Coin Talk). Portal Numismáticos – CASTRO & CO, Outubro 2022 Disponível em: <https://numismaticos.com.br/a-cunhagem-egipcia-de-1805-a-1952/‎>.

 

 

André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.