O mundo da numismática se despede com tristeza do renomado numismático Erick P. Newman, que faleceu no dia 15 de novembro de 2017 com 106 anos.

Aclamado como o numismático americano preeminente do século passado, Newman publicou inúmeros livros e monografias sobre assuntos que vão desde moedas americanas, estudos de cunhagem e falsificações. Sua experiência, entusiasmo e generosidade sempre melhoraram o mundo do colecionismo de moedas.

Ele também acumulou uma extraordinária coleção de moedas e notas. Grande parte desta coleção foi vendidas em uma série de leilões – a última realizada apenas duas semanas antes de sua morte – o dinheiro arrecado será destinado a Eric P. Newman Numismatic Education Society, uma organização sem fins lucrativos em Missouri, Estados Unidos.

Newman nasceu em 25 de maio de 1911, há tanto tempo que o centavo de Lincoln estava apenas no terceiro ano de cunhagem, Buffalo Nickel, Mercury Dime e Standing Liberty Quarter nem sequer tinham visto sua primeira etapa. Ele citou um centavo Indian Indian de 1859 dado a ele por seu avô como a centelha em sua infância que começou seu amor ao longo da numismática.

“Eric P. Newman era um gigante em numismática, e sua coleção se classifica entre as mais significativas já reunidas”, disse Mark Salzberg, presidente da NGC. “Estamos profundamente entristecidos com a perda desse numismático notável”.

Compartilhamos esta triste noticia através de uma nota do site da NGC ao qual foi traduzida para o português, mesmo não sendo tão conhecido aqui no Brasil, a participação ativa de Newman no estudo numismático deverá se respeitada em todo mundo, os que já conheciam seu trabalho conseguem entender o tamanho de nossa perda.

Nossa solidariedade a família e amigos de Newman.


André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.