Vaticano comemora Centenário das Aparições de Fátima com moeda

Uma moeda de dois euros vai marcar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. A informação foi divulgada numa nota do Gabinete Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano.

O Escritório Filatélico e Numismático do Vaticano comemora o centenário das aparições marianas na vizinhança de Aljustrel, uma pequena fração da pequena vila de Fátima em Portugal, atendido por três jovens pastores, Lucía dos Santos, 10 anos e seus primos Francesco e Jacinta Marto, respectivamente, de 9 e 7 anos. Um dia, enquanto jogava na clareira da Cova da Iria, onde haviam levado as ovelhas para pastar, viram que “uma linda senhora que emitia uma luz piscando” apareceu como a Senhora do Rosário. Após a primeira aparição, a mulher exortou os três filhos a retornar ao mesmo lugar no décimo terceiro do mês seguinte e, portanto, durante cinco reuniões, de 13 de maio a 13 de outubro, revelando uma série de eventos históricos que teriam ocorrido nos anos abaixo. Em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições que autorizavam o culto e em Fátima foi construído um santuário onde o papa Francisco passará nos dias 12 e 13 de maio de 2017.

A moeda, que será lançada no dia 5 de outubro, apresenta a imagem dos “três joveníssimos pastorinhos” diante da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, evocando as figuras de Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, estes últimos canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio deste ano.
Com uma tiragem de 10 mil exemplares, a moeda tem um peso de 8,50g e diâmetro de 25,75 mm e foi esculpida por Orienta Rossi e gravada por Silvia Petrassi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.