Busto de Gordian III, entre 242 e 244

Busto de Gordian III, entre 242 e 244

Marcus Antonius Pius Augustus, foi Imperador de Roma durante os anos de 225 d.C e 244 d.C. Aos 13 anos, ele foi o Imperador mais jovem que assumiu legalmente o posto máximo do Império Romano, era filho de Antonia Gordiana e um Senador Romano ao qual a história desconhece o nome, quando assumiu o poder, adotou o nome de seu avô o Imperador Gordiano I, tornando-se assim Gordiano III.

Poucas informações sobre Gordianus sobreviveram as centenas de anos que se passaram desde que ele governou Roma, sabemos que ele foi casado com Sabinia Tranquilina, filho de um prefeito chamado Timesitheus que cresceu muito em poder e influencia por ser genro do Imperador. Sua morte é controversa, ele teria morrido em Zaitha, assassinado por seu frustrado exército após a perca de uma batalha, ou poderia ter morrido em uma batalha contra os Sassanids.



Gordian III morreu antes que ele pudesse fazer um nome mais forte. Por pouco mais de meia década, no entanto, ele era um dos homens mais poderosos do mundo, até por isso seu nome deve ser lembrado com respeito. O reino de Gordian faz parte dos dias em declínio do império, embora em termos do desenvolvimento cultural do espaço europeu e da dívida com Roma, o Império ainda não havia desenvolvido um dos seus legados mais significativos. Ainda tinha que se transformar de um pagão para um estado cristão. No mínimo, Gordian III ajudou o império a sobreviver um pouco mais para que essa transformação pudesse ocorrer. Embora o império ocidental não duraria mais do que o final do próximo século, isso bastou para que a Igreja cristã estabelecesse bases que dariam forma a uma nova Europa. A Europa que surgiu das ruínas do império romano apreciava valores comuns, apesar da fragmentação política, porque sua fundação se baseava em uma fé compartilhada e não em uma estrutura política.

Gordianus foi deificado pelo Senado após sua morte, a fim de apaziguar a população e evitar tumultos. No entanto, durante a maior parte do século, os imperadores reinaram por um período muito curto. Philip the Arab, seu sucessor, só sobreviveu até 249, quando ele caiu em batalha contra um usurpador. Philip pode ter a distinção de ser o primeiro imperador cristão de Roma, embora não legalize a fé. Essa tarefa caiu para Constantino I. Seu filho foi assassinado no mesmo ano.

Na numismática temos algumas moedas com a efigie de Gordianus, mas hoje vamos falar somente de uma, ao qual estou apaixonado. Essa moeda esta a disposição para a venda na Conatus Moedas, nossa afiliada. Trata-se de um Denário de prata, pesando 2,1g e com 20mm. No anverso temos o busto drapeado de Gordianus III olhando para a direita, no reverso temos uma representação do Deus Sol, envolvido com um manto, mas nu, erguendo a mão direita e segurando um globo a esquerda. Não é só uma moeda linda, mas nesse precioso estado de conservação torna esse exemplar extremamente especial e raro. Seja então o sortudo que vai adquirir esta linda moeda por um preço bem acessível, você poderá CLICAR AQUI para comprar esta moeda.

Uma curiosidade bem bacana é que os mais apaixonados pela história de Roma conhecem o “Ano dos cinco Imperadores”, até já falamos um pouco dele e você poderá ter acesso AQUI, mas o ano em que Gordianus III foi exaltado tivemos um total de 6 Imperadores, além dele tivemos os nomes de Maximinus Thrax, Gordian I e Gordian II, Pupienus e Balbinus.


André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

1 comentário

Marcos Felippe Ferreira Freitas · 13 de novembro de 2017 às 01:53

Excelente texto!
Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.