Cart

Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos automobilísticos que o mundo já teve, nascido em São Paulo, foi três vezes campeão do mundo nos anos de 1988, 1990 e 1991. Ayrton nunca será esquecido na memoria dos brasileiros, sua morte e seu funeral literalmente pararam o Brasil. Em 2012, foi eleito pela BBC o maior piloto de todos os tempos. Em 1999, foi eleito pela revista Isto É o esportista do século XX no Brasil. A pesquisa Datafolha mostrou que Senna, mesmo depois de 20 anos, ainda é o maior ídolo do país.



Fora do automobilismo, Ayrton Senna era cristão, empresário, filantropo e apaixonado pelo Aeromodelismo. Destacamos a informação que, em vida, Senna doou cerca de U$400 milhões de sua fortuna sem que ninguém soubesse.

Senna é homenageado de diversas formas pelo mundo, são memoriais, monumentos, placas, medalhas e condecorações, e claro, não poderia faltar também sua homenagem na numismática. A moeda de San Marino é a mais conhecida no nosso meio, mas vamos começar por ordem cronológica.

 

No Brasil

Em 1995, um ano após a morte de Senna, a Casa da Moeda do Brasil lançou duas moedas comemorativas com a face de nosso honrado cidadão brasileiro.

Na moeda de prata podemos ver em seu anverso a efigie do tricampeão brasileiro com os anos em que foi campeão do mundo, o anverso da moeda de ouro é muito parecido, contudo foram acrescidos a legenda BRASIL e o ano de cunhagem.



No reverso da moeda de prata podemos ver o piloto em seu carro, identificado pelas faixas horizontais que ficaram muito conhecidas em seu capacete, já na de ouro podemos ver o traçado das pistas de Mônaco e Interlagos, circuitos de importância na carreira de Senna. As duas moedas apresentam a bandeira do Brasil e a típica bandeira quadriculada da vitória no automobilismo, são duas moedas que representam a vitória do nosso campeão.

A moeda de prata com valor facial de 2 reais, teve uma tiragem de 10.000 exemplares e pesa 27g já a de ouro possui valor facial de 20 reais com tiragem de 5.000 e pesa 8g.

 

Na Itália

Em 2014, ano em que nos entristecemos por 20 anos sem o maior piloto brasileiro de Formula 1, a Agência autônoma de filatelia e numismática do governo de San Marino lançou uma moeda com a efigie de Senna, a moeda foi comercializada por aproximadamente 50 euros e apenas 8 mil unidades foram cunhadas.

Pesando 18 gramas, a moeda apresenta também a Williams FW16, modelo ao qual Senna conduziu por grande período.

Na outra face da moeda podemos ver o brasão de armas de San Marino, outra característica é a inscrição “Ayrton Senna 1994/2014” que representa a tragédia que tirou a vida do piloto no Grande Prêmio de San Marino em 94.

 

Além das moedas acima, tivemos também uma moeda lançada em 2014 em homenagem aos 20 anos sem nosso campeão. A moeda foi criada pelo designer brasileiro Renato Saes e foi lançada em São Paulo no Instituto Ayrton Sena.



A moeda é uma grande mistura de lugares já que tem valor facial de 2 dólares da Nova Zelândia, foi feita pela Art Mint que é uma fabricante francesa e foi lançada aqui no Brasil. Em uma das faces, temos em cores, o rosto de Ayrton Senna, juntamente seu carro e o ano de nascimento e morte. A moeda de fato não entrou em circulação e na época foi vendida por volta de R$300,00.

Apesar de ter pouco tempo de cunhagem a moeda já possui um valor de compra de pelo menos o dobro do valor inicial já que possui uma tiragem extremamente pequena de apenas 699 unidades. Uma última informação é que a moeda foi feita em prata pura e pesa entorno de 31 gramas, ou seja, seu valor inicial de venda foi bastante razoável.

 

Existe ainda um exemplar cunhado pelo Clube da medalha da Casa da Moeda do Brasil, mas dessa pouco eu tenho informações. Esta medalha foi cunhada em três materiais, sendo 20 unidades em ouro, 2.500 unidades em prata e 3.000 em bronze. Como é tradição do clube da medalha, os cunhos foram inutilizados após a cunhagem da última medalha.

 

 




André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

1 comentário

Maria Bueno · 23 de novembro de 2018 às 23:19

Gostaria de comprar as moedas do Senna são maravilhosas, eu sou apaixonada por moedas , são pequenas joias com valor sentimental incalculável .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.