A grande bibliografia da Notafilia

Vamos inicialmente definir o que é Notafilia? A notafilia compreende o estudo e a pesquisa sobre o escrito particular, que representa a moeda em curso legal, geralmente é representado em papel e os nomes são variados, como cédula, bilhete ou nota. Essa é a definição mas simples que poderíamos dar.



Se é um estudo a primeira coisa que eu o relaciono é uma bibliografia competente, é claro que estamos no século XXI e várias ferramentas tecnológicas podem vir na cabeça, mas eu sou da moda antiga e adoro uma boa biblioteca em casa, só o cheiro dos livros já me encantam, mas só dos novos, tenho bronquite e livros velhos me fazem espirrar um pouco, mas ainda assim tenho vários.

Se eu te perguntar, qual referencia bibliográfica vem em sua mente agora? É complicado né, nossa literatura é tão fraca, e nem estou apontando o quesito qualidade, estou falando de escassez mesmo. Vamos então dar alguns exemplos, gosto de dar nomes aos bois.

O catalogo de cédulas nacionais Schlichting foi escrito por Celso Ari Schlichting e é disponibilizado gratuitamente pelo site da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, é um trabalho simples, mas admirável. É ótimo para te dar uma base de preços do mercado, é claro que variações são possíveis, mas é uma média extremamente razoável. Não é um material fraco, vai de 1944 à 2017, é leitura obrigatória para qualquer iniciante, não só pelo conteúdo ótimo, mas é importante dar valor a um trabalho que foi feito de forma gratuita para ajudar a todos.

Depois temos o Catalogo Vieira, excelente a qualidade desse trabalho, na minha opinião é o melhor entre os que eu possuo, os preços são razoavelmente condizentes com o mercado, possui um material bem completo em relação com as notas que já passaram por aqui e o ponto mais importante, o preço é extremamente barato para a qualidade apresentada, é um investimento extremamente irrisório para a qualidade apresentada.

O último não foi continuado, o Catálogo de Bolso: Cédulas Brasileiras Cruzeiro e Cruzado 1942-1986 do Manoel Camassa e Oscar Tellerman, infelizmente não foi mais lançado, ainda é sim é um ótimo livro para se ter em casa.

Contudo, não só de Brasil viverá o colecionador, o real motivo desse texto é compartilhar com os amigos o material do pesquisador Dennis Lutz – Coleção de Livros de Cédulas Mundiais. Trata-se de uma lista enorme, com várias e várias páginas de livros para que você também possa manter sua biblioteca de estudo, seja ela virtual ou física. A lista é dividida em quatro arquivos, organizado por ordem alfabética dos países e não pelos nomes dos livros.

Na aba “Brasil” são apresentados 5 livros, dois deles não são de autores brasileiros, mas você terá que baixar o PDF com a lista para saber quais são, seguem:

 

Coleção de Livros de Notas de Banco AE

Coleção de Livros de Notas de Banco FM

Coleção de Livros de Notas de Banco NU

Coleção de Livros de Notas de Banco Z e Resto do mundo.

 

Esperamos que essa lista enriqueça um pouco mais sua coleção, no entanto, você conhecerá diversos novos livros e caso você colecione cédulas só de outra nação, você com certeza será atendido. E claro, essa lista não é completa, então se você conhecer algum outro livro que não esteja na lista e que não seja um dos que eu citei, por favor, comente sobre eles e nos indiquem, a ideia é sempre um ajudar o outro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.