Hoje vamos falar de uma moeda especifica, um drachm de prata antigo extremamente bem conservado do rei Orodes II, também chamado Hyrodes Anaridius, foi o rei do Império Parthian de 57 aC a 37 aC. Orodes era um filho de Phraates III , que ele assassinou em 57 aC, assistido por seu irmão Mithridates. Ele se casou com uma princesa grega do Reino de Commagene, chamada Laodice, que era filha do rei Antíoco I e da rainha Isias Philostorgos de Commagene .
O anverso tem um retrato soberbo do busto barbudo de Orodes, crescente e estrela atrás e na frente
O reverso mostra um arqueiro sem barba que usa bashlyk e capa, sentado à direita no trono, segurando o arco na mão direita. As inscrições que cercam este lado da moeda são: BASILEWS MEGALOU ARSAKOU AUTOKRATOS FILOPATOROS EPIFANOUS FILELLHNOS, algo próximo de “Rei dos Reis Arsacid, Beneficente, Justo, Ilustremente nascido, Amante da Grécia”.
O Reino de Parthian cobriu grandes áreas da antiga Pérsia e seus habitantes foram reverenciados como defensores formidáveis de suas terras. Eles são famosos como uma das poucas civilizações que ofereceram qualquer ameaça real ao poder da República Romana.
Em 53 aC, os partos, liderados por Orodes II, deram a Roma uma das suas derrotas mais devastadoras e humilhantes na batalha de Carrhae. 20 mil romanos foram mortos, outros 10 mil foram capturados e adicionando insulto à injúria, vários pertences militares foram confiscados pelos partos.
Este pequeno e belamente preservado drachm de prata foi emitido sob o próprio Orodes II e pode até ter sido pago a um membro de seus temíveis arqueiros.
Sabe o que é mais legal dessa história toda, essa moeda em questão está a venda na Conatus Moedas, nossa parceiro, e por um preço extremamente acessível CLIQUE AQUI para conferir.