Início Dracma de Orodes II - Reinado Partiano 57-38 aC Dracma de Orodes II - Reinado Partiano 57-38 aC Cunhagem de Ekbatana 3,20 g; 19 mm. Anverso: Busto Diademado à esquerda; Estrela de seis raios para a esquerda; Para a direita, crescente acima da estrela. Reverso: Arqueiro (Arsakes I) sentado à direita no trono, segurando arco; Monograma abaixo do arco, símbolo de âncora por trás do trono.Sellwood 48.9; Sunrise 381; Shore 261.XF



Hoje vamos falar de uma moeda especifica, um drachm de prata antigo extremamente bem conservado do rei Orodes II, também chamado Hyrodes Anaridius, foi o rei do Império Parthian de 57 aC a 37 aC. Orodes era um filho de Phraates III , que ele assassinou em 57 aC, assistido por seu irmão Mithridates. Ele se casou com uma princesa grega do Reino de Commagene, chamada Laodice, que era filha do rei Antíoco I e da rainha Isias Philostorgos de Commagene .

O anverso tem um retrato soberbo do busto barbudo de Orodes, crescente e estrela atrás e na frente

O reverso mostra um arqueiro sem barba que usa bashlyk e capa, sentado à direita no trono, segurando o arco na mão direita. As inscrições que cercam este lado da moeda são: BASILEWS MEGALOU ARSAKOU AUTOKRATOS FILOPATOROS EPIFANOUS FILELLHNOS, algo próximo de “Rei dos Reis Arsacid, Beneficente, Justo, Ilustremente nascido, Amante da Grécia”.

O Reino de Parthian cobriu grandes áreas da antiga Pérsia e seus habitantes foram reverenciados como defensores formidáveis ​​de suas terras. Eles são famosos como uma das poucas civilizações que ofereceram qualquer ameaça real ao poder da República Romana.

Em 53 aC, os partos, liderados por Orodes II, deram a Roma uma das suas derrotas mais devastadoras e humilhantes na batalha de Carrhae. 20 mil romanos foram mortos, outros 10 mil foram capturados e adicionando insulto à injúria, vários pertences militares foram confiscados pelos partos.

Este pequeno e belamente preservado drachm de prata foi emitido sob o próprio Orodes II e pode até ter sido pago a um membro de seus temíveis arqueiros.

Sabe o que é mais legal dessa história toda, essa moeda em questão está a venda na Conatus Moedas, nossa parceiro, e por um preço extremamente acessível CLIQUE AQUI para conferir.




André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.