Nos dias 23, 24 e 25 de Agosto, a Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira, organizou de forma magistral um evento Numismático aqui na minha cidade natal, o Rio de Janeiro.

Não tenho capacidade para descrever em palavras o prazer que foram estar esses três dias, desfrutando da companhia de pessoas de altíssimo nível numismático, e não falo somente em estudos ou cargos. Conheci pessoas de outros Estados, pessoas de minha cidade, conheci pessoalmente alguns que já eram meus amigos de outras datas, ouvi histórias riquíssimas, depoimentos de outros tempos, em boas conversas e debates. Por isso, gostaria de aproveitar esse espaço para agradecer:

A Casa da Moeda do Brasil, gostaríamos de agradecer a toda equipe que organizou este evento, todas as áreas e setores que contribuíram de alguma forma para três dias maravilhosos. Agradecer ao Presidente da Casa da Moeda do Brasil, Alexandre Borges, por me receber e ouvir minhas breves palavras e solicitações, para mim foi uma imensa honra. Queria agradecer ao Sr. Paulo Ricardo, Superintendente do Departamento Comercial da Casa da Moeda Do Brasil, por nos ouvir, por buscar entender o que nós, colecionadores, buscamos na numismática nacional, por ouvir nossas histórias e solicitações e principalmente pelo seu empenho em fazer a diferença, muito obrigado. Gostaríamos de agradecer também ao Sr. Vinícius Brasil, Gerente da Seção de Comercialização de Medalhas e Moedas Comemorativas da Casa da Moeda do Brasil, pelo convite para apoiar este grande evento, tanto para o Portal Numismáticos quanto para o Clube Numismático do Estado do Rio de Janeiro foi uma imensa honra colaborar para que esse evento tenha acontecido, seja com a divulgação ou mesmo marcando presença, ficamos muito felizes e empolgados com o que conhecemos nesse evento, agradecer por ter me recebido com toda atenção possível em dias tão corridos, pelas conversas e também pelo presente, fiquei muito feliz com a lembrança. Agradecer ao meu amigo Ramenn Witkowski, que além de funcionário da Casa da Moeda também é membro do CNERJ, obrigado pela recepção nesses três dias e também por ter recebido tão bem todos os membros do Clube no evento, pelas conversas que são sempre com muita clareza e conhecimento, pela visita que nos proporcionou pelo Museu e pelo mais importante, é um consenso entre todos, o maravilhoso trabalho que você vem fazendo para o crescimento da numismática nacional e da sua forte atuação aqui no Rio de Janeiro, é um imenso orgulho pra mim poder te chamar de amigo e para todos do clube é uma grande honra sua presença. E claro, não poderia esquecer de agradecer ao grande Federal, por amar tanto aquele Museu, ele está em ótimas mãos.



A Sociedade Numismática Brasileira, por essa incrível parceria com a Casa da Moeda do Brasil, trata-se principalmente da voz dos colecionadores e estudiosos na CMB, sem a SNB talvez essa ponte não fosse erguida e por isso não poderíamos esquecer de agradecer a todos que participaram ativamente deste trabalho. Não poderia citar todos os nomes aqui, principalmente por ser uma lista grande, mas gostaria de agradecer principalmente ao Presidente Gilberto Tenor, por ter apresentado o CNERJ a Casa da Moeda, pelos conselhos, pela troca de estudo, por todo o seu trabalho em razão do crescimento numismático no Brasil e principalmente por toda nossa amizade, é uma grande honra poder contar com os seus olhos e ouvidos calejados de conhecimentos numismáticos para quando preciso, e sabemos que isso acontece sempre. Agradecer ao meu amigo Bruno Pelizzari, Diretor Administrativo da SNB, por todo seu empenho e parceria para o crescimento da numismática nacional, pelas horas de estudo gastas e por estar se tornando a imagem do colecionador que todos querem e precisam um pouco ser, fazemos parte de uma outra geração da Numismática e caberá a nós mantermos essa tão amada ciência, eu sei bem que você sabe que esse peso é grande nas suas costas, mas estaremos sempre aqui para o que precisar.

Ao meu grande amigo Alberto Paashaus, finalmente nos conhecemos pessoalmente meu amigo! Alberto compartilhou conosco durante o evento uma palestra incrível sobre os carimbos coroados, um tema extremamente específico e que requer um conhecimento enorme para que seja desenvolvido com qualidade, pela paciência em ouvir e tirar nossas dúvidas, pelo seu trabalho como pesquisador, por toda sua dedicação meu amigo, o nosso muito obrigado, posso falar com propriedade que sua palestra foi a melhor aula de numismática que eu já tive nos últimos 10 anos de estudo, felizmente a CMB disponibilizará esse material para todos e claro, também haverá um vídeo com um bate-papo nosso no Café e Numismática.

Ao Dr. Oswaldo Rodrigues, Psicólogo, escritor e Relações Internacionais da SNB, pela incrível palestra sobre a era da Pós-verdade na Numismática, na minha humilde opinião, o tema é obrigatório para todos aqueles que estão nas redes sociais se identificando como colecionadores, fala muito sobre nossa “realidade virtual” e como psicólogo, fez um trabalho incrível mostrando uma análise comparativa entre o comportamento do colecionador iniciante e da distorção da realidade que eles cultuam com seus “incríveis tesouros que não valem nada”. É claro, agradecer também por todo desempenho e dedicação a Numismática e por representar magistralmente a figura da Numismática brasileira fora do território nacional.

Existem outros nomes que gostaria de citar e agradecer também pela presença e pela boa conversa como o Alexandre Costa, Maurício Porto, Marcelo Benevides, Wagner Lambertuci, Rafael Augusto, Hilton Lúcio, Mayer Gilbert amigos esses que pude finalmente conhecer pessoalmente.



Agradecer claro, sem exceção, todos os membros do CNERJ que compareceram, isso é uma atitude muito importante para o crescimento do nosso clube, agradecer especialmente ao Felipe Rocha por ser a nossa mesa nesse evento, não poderíamos estar melhor representados.

Agradecer a todos os palestrantes desse evento maravilhoso, agradecer as conversas que tive com engenheiros e artistas da Casa da Moeda do Brasil, a presença de vocês enriqueceu muito esse evento, especialmente ao Rodrigo, Vinícius e o Amilton, que foram muito solícitos e atenciosos com todos.

Espero não ofender ninguém caso tenha esquecido algum nome, foram três dias muito corridos para mim, de muitas conversas, reuniões, desfrutei de ótimas companhias e momentos entre amigos que sempre ficarão guardados na minha memória.

A minha visão como colecionador, investidor e pesquisador é que a Numismática brasileira começa, neste evento, a dar um salto enorme em todos os aspectos possíveis, seja ele em qualidade técnica, gráfica e principalmente em participação, o que vemos nesse evento é uma CMB ativa, preocupada com a Numismática e querendo, querendo muito fazer a diferença e nós conhecemos dezenas de pessoas extremamente capazes para fazer isso acontecer.

Em nome do Portal Numismáticos, do Clube Numismático do Estado do Rio de janeiro e de todos os colecionadores e numismatas que concordam com as minhas palavras, o meu mais sincero, Obrigado!

Nos vemos no Colecionismo em movimento 2019!




André Luiz Padilha

Graduado em direito com especialidade em meios alternativos de soluções de conflito e atualmente é estudante de História. Colecionador de moedas desde 1997 e numismata desde 2011. É um ativo divulgador da numismática nacional publicando diversos artigos e estudos por dezenas de plataformas, presta serviços como avaliador e consultor em pelo menos 9 países, também é o fundador da Numismática Castro, do CNERJ e do canal Café e Numismática. É sócio da American Numismatic Association (ANA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.