Anverso Letras : PETRUS II DGCIMP. ET PERP.BRAS.DEF. * 1886 * reverso Letras : DECRETO DE 1870 2000 REIS

Adquiri esta peça faz alguns dias, e a mesma contém algumas características que merecem uma atenção, seja pela sua peculiaridade como também pelo avançado estado de conservação e uma autêntica pátina tipo “Rainbow Toning”.

Começaremos pelo seu apelo visual e sua pátina:

• As pátinas coloridas, comumente chamadas de Pátina “Arco-iris”, valorizam muito peças que se encaixem na graduação MS (Sheldon), logo moedas não-circuladas.

Estas oxidações coloridas são o resultado do contato entre a peça com o ambiente o qual se encontram expostas, onde determinados elementos e fatores estão diretamente relacionados aos diferentes resultados já observados.

Destacamos o enxofre neste caso, uma vez que este elemento contribui muito para que este tipo de oxidação ocorra, além do que, adjunto a isto, um significativo intervalo de tempo é necessário.

Citamos um clássico exemplo destas pátinas, os Morgan e Peace Dollars que por muitos anos ficaram acondicionados em sacos nos cofres do governo Americano, onde estes sacos, de lona, continham grandes quantidades de enxofre, e as moedas estavam em contato direto, o que resultou nas mais diversas tonalidades obtidas.

Um outro exemplo, menos conhecido é quanto ao acondicionamento em antigos álbuns, em que estes também continham significativos teores de enxofre, e a moeda era acondicionada entre camadas de um papelão (modo utilizado nos álbuns luxo ou das moedas olímpicas).
Um fator interessante, oriundo deste tipo de armazenamento, é que a formação da pátina iniciava-se pelas bordas, em direção ao centro da moeda, pois as bordas estavam em contato direto com o papelão, sendo o centro da peça mais distante, o que resulta na maioria das vezes, em uma distribuição uniforme do avanço da pátina como na distribuição de cores, ao redor da moeda.

Tendo isto em vista, esta peça analisada contém uma distribuição de tonalidades muito equilibrada, mais acentuada no reverso, onde a composição do centro (Busto) contém tonalidades azuis em seu entorno, e nas bordas, ocorrem tonalidades além do azul, mais avermelhadas e rosadas, além do destacante dourado que compõe o entorno por completo.

Um outro fator que destaca-se é a presença de traços (ligações) entre as inscrições do reverso, um fator que pelo que pude apurar, ocorre apenas nas primeiríssimas peças provenientes de quando se utilizou um cunho novo em folha.

Antes de se estabelecer um cunho, o gravador desenha a composição total que estará presente neste, e como era de forma manual, o artista esboçava alguns círculos, onde em seus interiores, estariam presentes as letras que compunham as inscrições.

Até desaparecer por completo nas peças obtidas, através do desgaste das batidas, estas características ficam retidas apenas nas primeiras peças cunhadas.

Tal característica se encontra fácil em moedas com baixa tiragem, onde não há cunho gasto. Um exemplo é a peça de 4000 Réis 1900, do 4° Centenário do Descobrimento.

Outro fator interessante está na era (1889), onde podemos perceber a característica do tipo “Duplicação de máquina”, observado facilmente no segundo “8”, onde há uma leve duplicação desta composição.

Tal peça encontra-se acondicionada em Cápsula Quadrum Leuchtturm.




Francisco Canez

Francisco Cardoso Canez Neto, tem 26 anos e é do município de Canguçu localizado na parte sul do Estado do Rio Grande do Sul. É empresário no ramo de iluminação planejada, sendo proprietário da FC Luminárias, também trabalha com registro fotográfico numismático, além de ser um exímio incentivador do estudo da numismática. Atualmente cursa Administração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.